Prevenção em Ortodontia

By Admin, 19/04/2018

 

Como você sabe se vai precisar de tratamento ortodôntico? Muitas vezes os pacientes prestam atenção apenas no alinhamento anterior dos dentes e, baseando-se em um bom ou mau alinhamento nessa região eles “imaginam” se vão precisar ou não de tratamento.

Porém esse auto diagnóstico oferece grandes riscos para a sua saúde. As funções de mastigação, deglutição e fonação processam-se de uma maneira muito dinâmica, na qual determinados grupos de dentes devem exercer funções específicas para manter a saúde dos dentes, gengivas, ossos e articulações. Problemas que muitas vezes não são visíveis para o paciente, agem silenciosamente, causando desequilíbrios que poderão se reverter um problema maior no futuro.

Já reparou que algumas pessoas relatam com frequência que suas restaurações sempre fraturam, que seus dentes quebram, as próteses soltam, que os dentes ou as articulações doem, ou que a gengiva está retraindo, por exemplo? Tudo isso pode ser fruto de uma oclusão desbalanceada.

O grande risco disso é que muitas vezes os pacientes só procuram tratamento quando há um problema já instalado na sua oclusão, causando prejuízos à saúde e ao bolso! Então porque não prevenir? A grande chave da promoção de saúde chama-se PREVENÇÃO.

Em uma consulta de check up, é possível avaliar clinicamente o equilíbrio e a saúde de sua oclusão, se há qualquer sintoma de sobrecarga oclusal como trincas e fissuras nos dentes, de bruxismo ou apertamento noturno, de apneia obstrutiva do sono e também a presença de processos cariosos, doenças gengivais ou ósseas. Normalmente também serão pedidos exames complementares como radiografias para auxiliar no diagnóstico.

Nesse check up eu não irei diagnosticar apenas os problemas ortodônticos como falei acima. Claro que eles são minha especialidade, mas pratico o diagnóstico preventivo há anos e como busco a preservação da saúde dos meus pacientes, farei uma análise global para fornecer um relatório clínico e radiográfico, e então encaminhar o paciente para as especialidades odontológicas e médicas que ele necessite. Esse trabalho é realizado de rotina na grande parte dos pacientes que já realizaram tratamento ortodôntico comigo, e que anualmente voltam para consultas de controle e check up. Ultimamente vem crescendo o número de pacientes que procuram orientação, havendo ou não indicação para o tratamento ortodôntico.

Venha cuidar da sua saúde também! Prevenir é sempre melhor do que remediar!

O que você achou?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *